Qual é o passo a passo da importação?

O processo de importação pode parecer muito complicado para iniciantes ou pessoas que não entendem bem do assunto. No artigo de hoje, a Garbari Imports vai explicar o passo a...

Saiba Mais

O processo de importação pode parecer muito complicado para iniciantes ou pessoas que não entendem bem do assunto. No artigo de hoje, a Garbari Imports vai explicar o passo a passo da importação, além de dar dicas que podem te ajudar nesse processo.

Continue lendo para aprender um pouco mais sobre esse passo a passo da importação e como a Garbari pode te ajudar a ter uma importação simples e descomplicada!

Comece sabendo o que pode ser importado

Um dos primeiros passos de uma importação é saber que tipo de produtos podem ser importados. Existem produtos que não podem ser importados e existem produtos que precisam ser licenciados, por exemplo.

Por isso, é importante que você consulte o portal do Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior. Nele, você consegue descobrir e confirmar os produtos que estão liberados, as condições de licenciamento para os produtos (quando houver necessidade) e os tratamentos administrativos que a operação deve receber.

Defina o que você deseja importar

Com a lista dos produtos em mente, escolha o que você importará. Nesse momento, você precisará pesquisar as ofertas dos produtos em países exportadores, além de perceber a viabilidade de venda e comercialização no Brasil, contando também com a receptividade e a margem de lucro.

Habilite-se no Radar/Siscomex

Um dos passos importantes é se habilitar como importador no Radar ou Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros.

O Radar é responsável por disponibilizar informações e também fiscalizar atividades que estão vinculadas com o comércio exterior. Suas dúvidas sobre o processo de importação serão respondidas através desse canal de resposta.

Hora de começar a busca por fornecedores!

A busca por fornecedores é uma das partes mais importantes e essenciais de uma importação. É nesse momento que você escolhe fornecedores que sejam capazes de atender a sua expectativa e demanda, oferecendo também preços que possam garantir seu lucro.

Verifique o NCM e os custos da sua Importação

NCM ou Nomenclatura Comum do Mercosul é o código que representa os tipos de produto que você irá importar. Assim, antes de importar algum tipo de mercadoria, você pode ter a noção do tipo de imposto que incide sobre essa importação, além de saber os valores de frete, seguros e taxas administrativas e alfandegárias. Dessa forma, você consegue ter uma noção dos gastos que irá enfrentar.

Solicite a documentação necessária para sua Importação

Você conhece os documentos necessários para realizar uma importação? Ao ter uma empresa de importação com você, você saberá exatamente quais são esses documentos, mas listamos aqui os principais:

  • Conhecimento de embarque;
  • Proforma invoicee;
  • Certificado de origem;
  • Packing list.

Muitas dessas etapas serão facilitadas se você escolher a empresa de importação certa! A Garbari Imports pode te dar o suporte necessário para que sua importação seja descomplicada e fácil! Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Rolar para cima